Data: 10/04/2015 11:58:45 - Visualizações: 1275 Imprimir

MUNDO. Nova vacina pode impedir infecção por ebola com apenas uma dose

Uma vacina eficaz contra o ebola pode se tornar realidade em um futuro próximo. Em um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Nature, cientistas relatam a descoberta de um imunizante capaz de, com uma única dose, proteger contra o vírus que causou a pior epidemia de ebola da história, iniciada no ano passado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o dia 8 de abril 25.550 pessoas foram infectadas, das quais 10.587 morreram.

Foto da notícia

A atual epidemia da doença em países do Leste da África deu início a uma corrida pelo desenvolvimento de uma vacina que pudesse evitar uma nova crise no futuro. Há, atualmente, nove imunizantes em andamento. O descrito neste estudo, desenvolvido pela Universidade do Texas e pela empresa de biotecnologia Profectus BioSciences, mostrou-se eficaz contra a cepa Zaire do vírus, em um teste com modelos primatas.

Na pesquisa, os cientistas inseriram parte do Zaire no vírus da estomatite vesicular (VSV, na sigla em inglês), que não é perigoso para humanos. Oito macacos receberam a dose e foram, então, expostos ao vírus do ebola. Nenhum deles mostrou sinais de uma infecção, enquanto os dois animais do grupo de controle morreram.


Teste com humanos

Uma primeira versão da vacina foi testada em 40 humanos. Alguns voluntários, no entanto, desenvolveram efeitos colaterais como febre e dores nas articulações, que causaram preocupações quanto à segurança do imunizante. Nesta segunda versão, os pesquisadores mudaram o local do VSV onde inseriram os genes do ebola, numa tentativa de garantir a mesma imunização e reduzir os efeitos indesejados.

Com o ajuste, o vírus VSV se multiplicou de cinco a dez vezes mais devagar nos animais vacinados, e eles apresentaram níveis de 10 a 50 vezes menores do vírus no sangue. A confirmação definitiva dos resultados só virá com testes em humanos. Segundo os pesquisadores, eles devem acontecer ainda este ano. 

Fonte: Surgiu.com Foto: Divulgação

Veja Também

PORTAL MOURANET 2015 - Todos os direitos reservados