Data: 15/04/2015 07:22:21 - Visualizações: 1306 Imprimir

MARANHÃO. Incentivo do Estado garante novos voos para o Maranhão

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo do Maranhão (Setur), anunciou na manhã de segunda-feira (13), juntamente com a Sete Linhas Aéreas, os novos voos que a companhia passará a operar no Maranhão. Segundo a secretária de Estado do Turismo, Delma Andrade, a ampliação da malha aérea é resultado da redução da alíquota do ICMS do querosene, determinada pelo governador Flávio Dino. “Esta medida nos torna mais competitivos diante do cenário nacional”, destacou Delma.

Foto da notícia

O diretor comercial da Sete Linhas Aéreas, Décio Assis, anunciou que, a partir do dia 15 de junho, haverá frequência diária de voo partindo de Palmas (TO), passando por Imperatriz até chegar a São Luís, e o retorno, saindo da capital do Maranhão, com parada em Imperatriz, até chegar à capital do Tocantins. Também haverá voo que ligará Teresina (PI) até São Luís, passando também por Imperatriz.

Os voos acontecerão em aeronaves de 30 lugares. “A expansão será completada com a operação de voos para a cidade de Carolina, na Chapada das Mesas, a partir de voos vindos de Brasília, com escala em Palmas”, explicou.

De acordo com Delma, após estudos técnicos, rodadas de diálogo e sensibilização das empresas de transporte aéreo, o governo do Estado do Maranhão passou a atuar com carga tributária de 17% para empresas que operarem em um aeroporto maranhense, de 12% para operações em dois aeroportos e 7% para três ou mais aeroportos ou promoção de voos internacionais a partir do Maranhão. A alíquota praticada anteriormente era de 25% para todas as empresas.

Décio Assis ressaltou que este incentivo do governo Flávio Dino mudou as perspectivas da Sete Linhas Aéreas no Maranhão. “O combustível representa grande parte dos custos da nossa operação, sendo assim, a queda dos impostos nos permite investir neste mercado, que já nos oferece bons resultados. Operados alguns voos há três meses e a ocupação está acima da expectativa. Já estamos ansiosos para os aeroportos de Barreirinhas e Balsas”, complementou Assis.

“Os resultados que começam a surgir são resultados das diversas reuniões com as entidades representativas do trade do Estado e do âmbito nacional, buscando o novo posicionamento do Maranhão. Exemplo disso é que hoje somos os representantes da Região Nordeste no Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários de Turismo (Fornatur). Além disso, a acessibilidade é uma das prioridades, pois entendemos que o turismo só acontece quando existe o acesso”, destacou Delma.

Para finalizar, a secretária de Turismo do Maranhão agradeceu o constante apoio das prefeituras de São Luís, Barreirinhas e Carolina, além das secretarias de Turismo desses municípios, no trabalho em conjunto, e destacou as parcerias com a iniciativa privada a partir das entidades representativas do setor.

Valéria Macedo prestigia evento de lançamento de voos 

A deputada estadual Valéria Macedo (PDT) participou no segunda, 13, de evento promovido pela Secretaria Estadual de Turismo em parceria com o Sebrae. Na ocasião, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica para desenvolvimento do turismo no Maranhão. Além desse acordo, a empresa Sete Linhas Aéreas anunciou a ampliação da malha área do Estado. O foco são programas e projetos em São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas.

Por representar a região tocantina, que abrange a Chapada das Mesas, a deputada Valéria Macedo esteve presente no evento de lançamento da nova rota aérea de turismo do Maranhão. “O Maranhão é cheio de maravilhas que muitos de nós não conhecemos. A região tocantina reúne todos os requisitos para atrair turistas de diversos lugares. E graças à redução da alíquota do ICMS do querosene por parte do Governo do Estado, foi dado mais um passo para a exploração turística da região”, afirmou Valéria Macedo.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão, Edilson Baldez das Neves, destacou a participação da deputada Valéria Macedo no evento e a importância de uma representante na Assembleia Legislativa para discutir esse assunto.

Fonte: oprogressonet.com Foto: reprodução

Veja Também

PORTAL MOURANET 2015 - Todos os direitos reservados