Data: 16/05/2016 11:51:35 - Visualizações: 3707 Imprimir

TECNOLOGIA. Google Chrome bloqueará conteúdos em Flash em breve

Não é de hoje que Google vem investindo pesadamente no uso da linguagem HTML5, especialmente diante do seu grande potencial para conteúdo dinâmico, abrindo portas para substituir o famigerado Flash que vem sempre sendo alvo de notícias sobre falhas de segurança. O Chrome foi um dos primeiros navegadores a ganhar suporte completo a esta nova linguagem de programação, mas muitos sites ainda continuam tendo boa parte de seu código escrito em Flash. Tentando acelerar essa mudança, Google iniciará o bloqueio de conteúdos com vulnerabilidades, dando preferência a sites que use o HTML5 como base.

Foto da notícia

A empresa vem testando uma nova ferramenta no Chrome que detecta sites em Flash e bloqueia o acesso àquele conteúdo. Será exibida uma mensagem no topo da tela perguntando ao usuário se ele deseja continuar, alertando sobre o risco envolvendo o Flash. Se o usuário não deseja ser importunado toda vez que abrir uma página, é possível escolher sempre bloquear ou sempre permitir o acesso nas configurações do navegador. Também há uma lista de exceções para que você adicione seus sites favoritos que ainda não foram atualizados para o HTML5.

Por padrão a lista de exceções já conta com alguns sites famosos, como o Facebook, Yahoo, Twitch, Amazon, entre outros. A empresa deverá ampliar a lista futuramente para evitar que os usuários percam muito tempo abrindo exceções para diversos sites. É bom lembrar que esta mudança ainda não remove totalmente o Flash do Chrome. Infelizmente, isso só poderá acontecer quando os principais sites deixarem a tecnologia da Adobe de lado.

Como pode ser visto na imagem acima, o Chrome já conta com recurso de bloqueio de conteúdo em Flash, dando a oportunidade de o usuário escolher quando carregar ou não determinados elementos de uma página. O que mudará é que tal controle já virá ativo por padrão em futuras versões do navegador. A medida visa favorecer uma navegação mais segura. Só resta saber como o grande público irá receber a novidade.

Fonte: http://www.tudocelular.com Foto: Reprodução

Veja Também

PORTAL MOURANET 2015 - Todos os direitos reservados