Data: 13/03/2017 08:52:31 - Visualizações: 225 Imprimir

ESTADO. ATM incentiva prefeitos pela busca de alternativas e de criatividade para o empreendimento de novas ações

Dezenas de prefeitos estiveram presentes nesta sexta-feira, 10, em Palmas, no seminário Um Mundo em Transformação, promovido pelo SEBRAE/TO, em parceria com a Associação Tocantinense de Municípios (ATM). O encontro proporcionou aos chefes do executivo municipal a troca de experiências e a obtenção de conhecimento para elaboração de políticas públicas favoráveis aos pequenos negócios e ao desenvolvimento regional. O presidente da ATM, prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, discursou e solicitou aos gestores municipais o aperfeiçoamento das administrações das prefeituras.

Foto da notícia

“Esse encontro é crucial para melhorarmos as gestões das prefeituras tocantinenses. As palestras aqui proferidas possibilitam a nós que estamos a frente do poder público municipal a oportunidade de buscarmos alternativas e ampliarmos nossa capacidade criativa de empreender novas ações nas prefeituras”, destacou Mariano, ao considerar a parceria ATM, SEBRAE/TO e demais instituições como estratégica para alavancar os pequenos negócios nos municípios. O presidente da ATM disse ainda que é preciso direcionar os recursos das instituições em favor do aprimoramento de todos os envolvidos no processo de desenvolvimento local.

Transformação tecnológica

O presidente interino do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Severiano Costandrande, destacou a importância da tecnologia para o aprimoramento das prefeituras. “A transformação tecnológica chegou aos Municípios e facilita o trabalho dos gestores municipais. Um município bem gerido, com obras em andamento e com todas as informações disponíveis no Portal da Transparência facilita a atração de novos investidores”, disse. Já o presidente da FIETO, Roberto Pires, enfatizou que “a regra agora é fazer mais com menos, o que exige a profissionalização dos gestores municipais”.

Arara Azul

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol dos Municípios tocantinenses, bem como dos pequenos empreendedores locais, o ex-presidente da ATM e ex-prefeito de Brasilândia do Tocantins, João Emídio de Miranda, recebeu durante o seminário o Troféu Arara-Azul, honraria repassada pelas mãos da vice-governadora Cláudia Lélis, da senadora da República, Kátia Abreu e da prefeita interina de Palmas, Cíntia Ribeiro.

Conhecimento

No encontro, os gestores municipais se capacitaram sobre Turismo como fator de desenvolvimento local, abordado por Vinícius Lages, atual Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional. Napoleão Bernardes, jovem Prefeito de Blumenau e vencedor do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em 2016, compartilhou suas experiências na gestão pública no intuito de encorajar os colegas prefeitos a implantarem projetos eficientes e engajados com o desenvolvimento econômico. Ainda, os participantes aprenderam sobre inovação, com Cláudio Forner e o jornalista Estevão Damázio, sobre comunicação com excelência.

Fonte: Folha do Bico Foto: Web

Veja Também

PORTAL MOURANET 2015 - Todos os direitos reservados