Data: 25/04/2017 15:26:45 - Visualizações: 155 Imprimir

ESTADO. Agricultura inicia nova etapa de programa de melhoramento genético do rebanho

Programa de Melhoria da Qualidade Genética para bovinos de leite iniciou nova etapa de atendimento nessa semana, de 17 a 24, nos municípios tocantinenses de Santa Rosa, Chapada de Natividade, Natividade, Jaú, Paranã e Palmeirópolis. Nesta etapa, foram atendidos cerca de 300 animais, em 30 propriedades rurais. A intenção é inseminar, até junho, cerca de 1.500 vacas em propriedades rurais no Tocantins.

Foto da notícia

O programa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), o Instituto de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Ruraltins), as secretarias de agriculturas municipais e cooperativas, por meio de um cadastro dos produtores de cada municípi,  para participar do projeto de melhoramento genético do rebanho.

A tecnologia utilizada no melhoramento acontece com a Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), com vantagens em relação à produção convencional, entre elas: inseminação com dia e hora marcadas, eliminação da detecção de cio, redução do intervalo entre partos, melhor acompanhamento reprodutivo das matrizes e padronização dos lotes de bezerros.

Para o zootecnista da Seagro, Alan Oliveira, o programa busca incentivar a produção leiteira no Tocantins, por meio da tecnologia IATF, uma das mais avançadas na produção de bovinos. “A Secretaria disponibiliza a empresa que vai até as propriedades e diagnostica as vacas para implantar os hormônios de melhor qualidade produtiva. Com isso, o produtor poderá aumentar em até 50% a produção leiteira na sua propriedade”, disse.

O programa estará, no período de 22 a 31 de maio, nos municípios de Colmeia, Couto Magalhães, Joarina, Palmeirante, Colinas e Araguaína.

Fonte: Secom Foto: Web

Veja Também

PORTAL MOURANET 2015 - Todos os direitos reservados