Data: 08/05/2017 07:45:29 - Visualizações: 206 Imprimir

TOCANTINÓPOLIS. Assistência Social realiza cadastramento das famílias sem teto do Setor Sol Nascente​

A Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (5), o processo de cadastramento das famílias do Setor Sol Nascente, com preenchimento de formulários, tendo como finalidade fazer o mapeamento do bairro para posterior estruturação do trabalho a ser desenvolvido pelo CRAS às famílias.

Foto da notícia

Diante das informações colhidas, a equipe conseguirá ter uma visão ampla da real necessidade dos moradores de forma individual, podendo realizar os encaminhamentos para a Rede de Proteção Familiar, além de manter o acompanhamento com as famílias e inserção em projetos e grupos de convivência.

 

A equipe tem realizado periodicamente cadastramento nos diversos bairros da cidade, objetivando um melhor acompanhamento dessas famílias. “Esse cadastramento nos possibilita conhecer melhor a situação dessas famílias em de vulnerabilidade e risco social e pessoal, portanto, essas ações são de fundamental importância para o trabalho do CRAS, que através do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família), busca trabalhar o fortalecimento da função protetiva da família”, destacou a coordenadora do CRAS, Adriana Pereira da Costa.

 

Também é atribuído ao PAIF, a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios; e programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais.

A psicóloga Patrícia Amanda ressaltou os serviços ofertados pelo CRAS às famílias assistidas pela instituição. “O CRAS é uma unidade de execução dos serviços de Proteção Social Básica destinado à população em situação de vulnerabilidade social, onde em articulação com a rede socioassistencial, tem como objetivo ampliar o alcance e abrangência dos serviços executados, e facilitar a identificação e atendimento das famílias que têm difícil acesso aos serviços públicos e comunitários”, ressaltou.

As famílias que ainda não possuem cadastro, basta procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social de Tocantinópolis, localizados nos bairros Alto Bonito e Alto da Boa Vista I.

Serviços ofertados pelo CRAS às Famílias

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência, e idosos.

Ações do CRAS

Cadastro Único; atendimento e acompanhamento familiar; Oficinas com famílias; Ações comunitárias; Articulação e fortalecimento da rede local; Ações de mobilização para o mundo do trabalho. 

Fonte: Folha do Bico Foto: Web

Veja Também

PORTAL MOURANET 2015 - Todos os direitos reservados