Data: 19/05/2017 08:12:57 - Visualizações: 232 Imprimir

ESTADO. Estado realiza 2º monitoramento de qualidade da água nas bacias hidrográficas do Tocantins

Em continuidade ao monitoramento da qualidade da água dos corpos hídricos do Tocantins, técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizam a 2ªcampanha do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados da Qualidade da Água (QualiÁgua). A ação visa percorrer as 30 bacias hidrográficas do Estado, controladas pelas Plataformas de Coletas de Dados (PCDs). A campanha iniciou nesta semana e segue até o dia 16 de junho.

Foto da notícia

Para coletar as informações necessárias, os técnicos utilizam a sonda multiparâmetros que mede, em tempo real, os parâmetros de oxigênio dissolvido, condutividade, pH, turbidez, temperatura do ar e da água e profundidade. Os dados são emitidos pelas 30 PCDS instaladas no ano passado.

Segundo informações do diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, o monitoramento é composto de quatro ações por semestre, que serão concluídas ainda este ano. “A primeira foi realizada em fevereiro e, agora, vamos executar a segunda inspenção”, explicou. O projeto, conforme destacou o diretor, será executado em cinco anos, via convênio firmado com a Agência Nacional de Águas (ANA), no valor de R$ 1.166.000,00.

As informações serão usadas para implantar o Sistema Estadual de Informações de Recursos Hídricos, além de subsidiar o banco de dados da ANA. “Porém, os dados podem ser consultados pelo Boletim de Hidrometeorologia, emitido diariamente pela Semarh”, informou Aldo Azevedo. O documento está disponível no endereço eletrônico www.semarh.to.gov.br.

Convênio

A Agência Nacional de Águas firmou acordo que estabelece repasse de R$ 1,166 milhão à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins até dezembro de 2021. O repasse será feito no âmbito do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua), como premiação pelo cumprimento das metas de monitoramento e divulgação de dados de qualidade da água. O acordo tem vigência de 60 meses, ou seja, encerra-se em 12 de dezembro de 2021. Os recursos serão repassados duas vezes a cada 12 meses, mediante o cumprimento das metas de monitoramento e divulgação de dados.

Municípios

Ao todo, 25 cidades tocantinenses receberão a equipe técnica: Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Mateiros, Itaguatins, Araguatins,  Xambioá, Araguacema, Araguaína, Couto Magalhães, Araguanã, Caseara, Goiatins, Itapiratins, Pedro Afonso, Miracema do Tocantins, Paranã, Gurupi, Natividade, Porto Nacional, Aurora do Tocantins, Conceição do Tocantins, Taipas e Dianópolis.

Fonte: Secom Foto: Web

Veja Também

PORTAL MOURANET 2015 - Todos os direitos reservados