Data: 22/05/2017 14:47:21 - Visualizações: 215 Imprimir

ESTADO. Fórum discute estratégias para o desenvolvimento econômico dos municípios tocantinenses

Com a proposta de criar um ambiente de diálogo sobre os desafios enfrentados pelos municípios para uma gestão eficiente e de identificação de oportunidades que levem ao desenvolvimento econômico, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), realizará o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins.

Foto da notícia

Com o tema Desafios e oportunidades para fortalecer a economia do Tocantins, Guaraí será o primeiro município a receber o encontro, nesta terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de maio, no Instituto Educacional Santa Catarina (Iesc/FAG) – câmpus III – saída para Colmeia. A expectativa é que o evento reúna prefeitos de 30 municípios e secretários municipais, vereadores, autoridades e representantes de classes, além de empresários e empreendedores na busca de soluções práticas e viáveis ao crescimento econômico local e ao fortalecimento econômico regional, destacando potencialidades e oportunidades do Tocantins.

A programação contará com palestras nacionais e técnicas, painéis, talk shows e workshops. O primeiro dia do evento trará palestras sobre cenários e oportunidades do Tocantins, ensinará os gestores municipais a captarem recursos via convênios e emendas parlamentares federal e estadual, apresentará um painel dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) no Tocantins, e tratará da informatização como inovação nos municípios.

No segundo dia, após a abertura oficial, será realizada a palestra magna com o tema A Inovação que gera mudanças e a Liderança Criativa do século XXI. Ainda terá um talk show sobre o Tocantins na Rota do Desenvolvimento Econômico do Brasil e do Mundo, bem como a apresentação de cases de sucesso e momentos de diálogos, envolvendo Governo, prefeitos e parceiros institucionais.

Inscrição

Gestores públicos municipais, autoridades e representantes de classes podem se inscrever por meio do link https://goo.gl/3aSdEt, já empresários e empreendedores por meio do link https://goo.gl/iaQjBL. As inscrições também poderão ser realizadas no dia do evento.

Fórum

O Fórum é uma realização da Seden, da Agência de Fomento do Tocantins, do Banco do Empreendedor, da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas), e da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). O evento tem apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE).

No intuito de contemplar os 139 municípios, o Estado foi dividido em cinco regiões, e cada uma dessas regiões terá uma cidade-sede. Além de Guaraí, sediarão o evento os municípios de Gurupi (região sul), em junho; Araguatins (região extremo norte), em agosto; Dianópolis (região sudeste), em setembro; e Araguaína (norte) em outubro.

Parceiros

São parceiros desta iniciativa do Governo do Estado, a Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio); a Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual do Tocantins (Femicro); a Federação das Associações Comerciais e industriais do Estado do Tocantins (Faciet); a Associação Tocantinense de Municípios (ATM); e o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins (Sescoop); bem como prefeituras municipais de Guaraí, Gurupi, Dianópolis, Araguatins e Araguaína; Associação Comercial de Guaraí; e Instituto Educacional Santa Catarina (Iesc/FAG).

Fonte: Secom Foto: Web

Veja Também

PORTAL MOURANET 2015 - Todos os direitos reservados