Data: 08/06/2017 08:12:53 - Visualizações: 250 Imprimir

ESTADO. Saúde desenvolve estudos sobre os indicadores em gestão e regulação do trabalho

Com o intuito de oferecer um atendimento cada vez mais qualificado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde (SGPES), está desenvolvendo estudos para a qualificação das informações e a elaboração de indicadores em gestão e regulação do trabalho em saúde.

Foto da notícia

Nesse sentido, foi instituído o Grupo Técnico de Trabalho (GTT), e a 2ª reunião do calendário de atividades foi realizada nos dias 1º e 2 de junho. O GTT conta com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), de representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo a superintendente de Gestão Profissional e Educação em Saúde do Tocantins, Márcia Valéria Queiroz Santana, a contribuição dessas instituições no estudo, possibilita profícuo uso e cruzamento de informações dos sistemas de bases nacionais com os sistemas estaduais a fim de propiciar análise, monitoramento e avaliação, possibilitando uma melhor e efetiva gestão de pessoas da Secretaria de Estado da Saúde.

A consultora técnica em Recursos Humanos da Opas, Cristiane Gosch, explicou que o trabalho está avançando e que já foi possível enxergar e avaliar alguns dados que podem direcionar o trabalho da SGPES: “são esses indicadores que refletem o que acontece no dia a dia na saúde e, certamente, nos ajudarão a entender a realidade e a otimizar o atendimento”, avaliou.  

Durante o encontro, o coordenador do Sistema de Informação em Saúde do Conecta-SUS de Goiás, Daniel Batista Gomes, destacou a importância do Integra Saúde para aprimoramento e fortalecimento da comunicação entre os diversos públicos (população, gestão e técnicos) para beneficiar, pontualmente, as ações de saúde.

Ao apontar algumas experiências exitosas do Conecta-SUS de Goiás, projeto que serviu de piloto para oIntegra Saúde, Gomes destacou que veio compartilhar experiências e conhecer o trabalho do Tocantins. “Estabelecer essa articulação e compartilhamento das experiências entre os estados, certamente refletirá de forma grandiosa no serviço de saúde oferecido à população de modo geral”, disse.

Fonte: Secom Foto: Web

Veja Também

PORTAL MOURANET 2015 - Todos os direitos reservados